Topo
Câmara Municipal de Quixadá-CE - Poder Legislativo
Câmara Municipal de Quixadá AO VIVO

Câmara Municipal de Quixadá AO VIVO

Publicado por Câmara Municipal de Quixadá

Notícias

CÂMARA SEDIA CERTIFICAÇÃO DOS ALUNOS DO PRIMEIRO PASSO



Na noite desta segunda-feira, dia 25 de novembro, o auditório Francisco Dolor de Goes esteve lotado de alunos do Projeto Primeiro Passo. O projeto visa inserir jovens em situação de vulnerabilidade social no mercado de trabalho na condição de aprendizes, contribuindo para sua formação profissional, produtiva e cidadã.

Realizado pela Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social do Estado do Ceará em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, que tem à frente o secretário Airton Buriti, o Primeiro Passo teve em solenidade de certificação a participação dos vereadores José Maria, Jesyca Severo, Laércio Oliveira e Rosa Buriti.

Estiveram também no evento o Secretário Estadual de Proteção Social, Francisco Ibiapina; Diretora de Departamento Pessoal da Dakota Quixadá, Aparecida Reis; Coordenadora Estadual do Primeiro Passo, Silvana Rodrigues; Coordenadora Pedagógica do Primeiro Passo, Vânia Azevedo.

Em sua fala inicial, o vereador José Maria ressaltou a importância de a prefeitura de Quixadá está em conjunto com o Governo do Estado na missão de qualificar e preparar nossos jovens para os desafios do mercado de trabalho atual. O vereador parabenizou o esforço pessoal de cada jovem e adolescente presente e reafirmou que; “somente através do trabalho honesto será possível construir um mundo melhor para todos”.

Para Azevedo; “O Primeiro Passo, enquanto política pública, contribui para a inserção de muitos jovens no mercado de trabalho e também para a formação humana de cada um que agarra essa oportunidade”. Reis explica que; “A Dakota, como ente privado, sempre buscará colaboradores bem qualificados e a parceria com o Primeiro Passo está gerando bons frutos”.

O Secretário Estadual Francisco Ibiapina destacou o trabalho que vem sendo realizado em todo o Estado para a qualificação profissional. “Quando você produz uma política voltada para a juventude, está investindo no futuro do país, no futuro do Ceará. O Primeiro Passo casa educação com a qualificação, se configura numa transição para o mercado de trabalho. Neste ano de 2019 vamos chegar a quase 10 mil jovens de escolas públicas sendo atendidos. Portanto, é um programa consolidado”

Em Quixadá, 50 jovens foram contemplados pelo Projeto Primeiro Passo. O secretário municipal Airton Buriti disse que para 2020 pretende aumentar o número de vagas para a cidade. O projeto qualifica jovens de 16 a 21 anos, estudantes da 1ª e da 2ª séries do Ensino Médio que recebem encaminhamento para estágios em instituições públicas ou privadas, com duração de um ano e são remunerados pela empresa. Os jovens recebem acompanhamento, fardamento, e participam de oficinas de orientação para o trabalho.

 

 

Final de página